Hotel La Barcarolle Luxo sustentável e natureza, com vista panorâmica do Mont Blanc
Publicada em 31/03/25 às 23:04h - 20 visualizações
Simone Frota
Compartilhe
Link da Notícia:
A história quase centenária do Hotel La Barcarolle, em Prangins, na Suíça, começa em 1929, quando o reconhecido dr. Oscar Forel, construiu uma vila às margens do Lago Genebra. Fã de música clássica e - em particular - de Frédéric Chopin, o médico decidiu dar ao projeto o nome de "La Barcarolle", tema musical que o compositor fez já no final da vida. A partir daí, as pessoas da região começaram a falar sobre a Villa La Barcarolle. Em 1999, o hotel foi construído ao lado desta primeira casa e manteve o nome "La Barcarolle". As referências estão presentes nos ambientes, onde três salas de seminários receberam as denominações "Prélude", "Mazurka" e "Scherzo", movimentos musicais que inspiram também tubos de órgão como apliques, um piano no lobby e concert os à beira do lago. Mas o La Barcarolle tem muito mais a oferecer, além de turismo de luxo: uma experiência de hospedagem de alto nível inesquecível, com uma localização única, em meio a um parque de 18 mil m² com acesso direto ao lago e vista panorâmica do Mont Blanc. Nesta entrevista exclusiva, Jorge Carrera, Gerente Geral do hotel na Suíça, descreve essas e outras curiosidades. Confira.
Quais são os principais diferenciais do hotel em relação a outros da região? A localização. O Hotel La Barcarolle é o único em toda a costa do Lago Genebra com um parque que "mergulha" na água...
Como o hotel busca proporcionar experiências únicas e personalizadas para seus hóspedes? O hotel ouve seus clientes. Decide oferecer uma oferta local com um restaurante baseado na região (vinhos locais, peixes do lago, carnes suíças...), oferece diferentes visitas: caves, museu, passeios... O Museu Nacional Suíço em Prangins, por exemplo, fica bem próximo ao hotel.
Qual o perfil dos viajantes que mais se hospedam no La Barcarolle? Depende da estação. No Inverno é mais corporativo, com um pouco de individualidade e lazer (eventos privados); no Verão, temos uma clientela internacional com muitos eventos individuais e privados (casamentos, aniversários, batizados etc).
Como o hotel se adapta às tendências do turismo de luxo e sustentável? O hotel colabora estreitamente com a agência Nyon Région Tourisme para o desenvolvimento de atividades, ofertas etc. para os viajantes que chegam à região. Além disso, fazemos parte do programa Swisstainable (eco-responsabilidade), Label Fait Maison. Quais são as principais opções gastronômicas oferecidas pelo La Barcarolle e seus diferenciais? Temos o restaurante "Le Huit", que oferece aos hóspedes cozinha bastante suíça, com toques internacionais. Também oferecemos menus adaptados a todos os clientes para eventos; servimos refeições nos nossos terraços abertos com vista para o Lago Genebra, Mont Blanc e toda a cadeia alpina.
O hotel oferece experiências exclusivas ou parcerias com serviços locais? Sim, oferecemos diversos serviços aos nossos clientes como: piscina aquecida, passeios de barco, visitas ao museu nacional e às caves...
Como o La Barcarolle se posiciona no mercado internacional, especialmente para turistas brasileiros? O hotel está muito bem posicionado para todos os viajantes, tendo avaliações muito boas no TripAdvisor, Booking, TrustYou, Expedia... Estamos trabalhando em nosso site para incluir o idioma PT-BZ, para que todos os viajantes brasileiros possam ter acesso às informações em seu idioma nativo.
Quais os próximos investimentos e novidades que podemos esperar do hotel? Em 2021, todos os quartos foram renovados; em janeiro de 2025, todas as salas de recepção também foram reformadas. O hotel está investindo aos poucos para renovar sua imagem.
Como o hotel trabalha a sustentabilidade e o impacto ambiental na operação? Temos um controle rigoroso da energia liberada como gás, óleo combustível, eletricidade... Fazemos parte do programa Swisstainable para trabalharmos de forma sustentável e eco-responsável.
Sobre a região onde se encontra o Hotel La Barcarolle, quais os principais atrativos turísticos ao redor? Genebra (25 minutos de carro), uma cidade muito bonita e famosa; temos ainda a própria beira do lago, seus terraços; a Catedral de St. Pierre, o Parque dos Bastiões, a sede das Nações Unidas... Já Lausanne (25 minutos do hotel), cidade olímpica, também muito conhecida por sua bonita margem do lago, centro histórico, o distrito Le Flon, além de teatros... Temos ainda o Enoturismo, vários viticultores que oferecem provas/visitas às suas quintas, ao redor do hotel. Além disso são concorridos os passeios de barco à vela ou motor, com aperitivos ou refeições... E como resistir a um fondue à beira do Lago Genebra, assistindo a um lindo pôr do sol sobre o Mont Blanc?
O que torna esta região suíça um destino imperdível para os viajantes? O hotel fica próximo do aeroporto, por exemplo, sendo Nyon a maior cidade no entorno, com 24 mil habitantes (dados de 2024) e sede da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), Nossa região é particularmente calma. E uma coisa que os turistas procuram nas férias é, sem dúvida, o descanso.
Existe alguma experiência cultural ou gastronômica local que os hóspedes não podem perder? Sim, várias visitas aos Museus Nacionais de História Suíça, com no máximo cinco minutos a pé. No que diz respeito à gastronomia, estamos rodeados de inúmeros restaurantes que oferecem experiências inesquecíveis como Malakoffs, Fondues, Raclettes, além de restaurantes de caça...
Quais atividades ao ar livre ou passeios na natureza recomenda para quem se hospeda no La Barcarolle? A trilha Toblerones, uma atração natural excepcional, que passa em frente ao hotel; também pode ser feito de bicicleta (disponível no hotel), passeios de barco...
Como a região tem se desenvolvido como destino turístico? Qual o papel do hotel nesse crescimento? Vamos fazer ofertas turísticas aos viajantes que vêm para a região. Por exemplo: o mapa explora. Reservando um hotel da região, o viajante dispõe de um cartão com o qual tem acesso gratuito aos transportes públicos, para que possa se deslocar pela região e realizar diversas visitas. O hotel faz parte desta iniciativa e informa os clientes do direito a este cartão.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.