Não é difícil encontrar pessoas fazendo exercícios usando roupas pesadas como calças e casacos de moletom ou até mesmo embrulhadas em sacos plásticos acreditando que isso facilitaria a perda de peso através da transpiração. Mas, transpirar e queimar calorias são coisas muito diferentes!
A temperatura do corpo deve estar sempre em torno de 36,5 graus. Quando transpiramos durante um exercício mais intenso significa que nosso organismo está regulando a temperatura corporal, que é aumentada pela atividade física, ou seja, trabalhando para que ela volte à normalidade.
Na transpiração perdemos 95% de água e 5% de sais minerais e isso significa que, nesse processo fisiológico, não eliminamos gordura. Por isso, se uma pessoa se pesar antes e depois do treino vai perceber que “perdeu” peso, mas na verdade, eliminou apenas água do organismo e não gordura. Essa “perda” é temporária e o peso será recuperado logo após a reidratação.
“Se suar fizesse a pessoa emagrecer, seria muito fácil. Para eliminar o peso excedente bastaria passar horas numa sauna”, alerta o profissional de Educação Física Luiz Fernando Lukas.
Lukas acrescenta que, para perder gordura e emagrecer a pessoa deve, na verdade, se mexer. Os exercícios mais indicados para quem quer perder gordura são aqueles que promovem maior consumo energético em menos tempo de atividade, como por exemplo, corrida e natação.
“Quanto mais movimento corporal, mais gordura é eliminada. O exercício usa gordura e glicose para produzir a energia necessária para que o corpo se mova e são esses dois itens que levam a perda de peso, e não o suor”, explica o personal trainer Luiz Fernando Lukas. “Não existe segredo quando o assunto é perder peso: basta gastar mais caloria do que se consome diariamente, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente” – completa Lukas.
Mas isso não significa que suar a camisa na academia não tenha sua importância. O suor pode ser um indicativo para o praticante avaliar a intensidade da atividade física. Quanto mais intensa, mais acelerado fica o metabolismo e, dessa forma, mais elevada fica a temperatura corporal, que resulta em suor.
Vale ressaltar também que o uso de roupas não apropriadas para treinar só vai fazer as glândulas sudoríparas trabalharem mais para produzirem mais suor na tentativa de regular a temperatura do corpo e pode agravar a perda de líquido e sais minerais. Esse quadro pode levar à desidratação, tonturas, mal-estar, câimbras e insolação.
LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/